‘Liberdade de jornalistas aumenta a liberdade de todos nós’, diz Papa Francisco


A Igreja Católica escolheu 2025 como um ano do Jubileu — um ano santo. O primeiro dos 36 grandes eventos das comemorações é dedicado à comunicação. Papa Francisco durante evento dedicado à comunicação no Vaticano em 25 de janeiro de 2025
Reprodução/ Jornal Nacional
A Igreja Católica comemora em 2025 o ano do Jubileu — considerado um ano santo. O primeiro dos 36 principais eventos é dedicado à comunicação.
O Papa Francisco se reuniu com comunicadores de 138 países para o primeiro Jubileu temático, no Vaticano.
A informação livre, responsável e precisa é o tesouro do conhecimento. Sem ela, corremos o risco de não saber diferenciar a verdade da mentira. Sem ela, nos expomos a preconceitos e polarizações que destroem laços, disse o Papa.
Francisco encorajou jornalistas a serem contadores de histórias e completou: a liberdade de jornalistas aumenta a liberdade de todos nós.
Depois da audiência, comunicadores participaram de um evento na embaixada do Brasil em Roma sobre a liberdade de expressão e responsabilidade na era digital. Entre eles, Paulo Tonet Camargo, vice-presidente de relações institucionais do grupo Globo e presidente da Associação Internacional de Radiodifusão.
“A liberdade de imprensa e a liberdade de expressão ao lado da responsabilidade nós podemos dizer que é a face de uma mesma moeda. Não é possível se pensar em qualquer tipo de liberdade sem a consequente responsabilidade”, disse Paulo.
Leia também:
Papa Francisco fala de ‘mentalidade machista’ na Igreja e pede que freiras deixem de ser tratadas como ‘empregadas’
Papa Francisco, Biden, Trump e mais: líderes mundiais se pronunciam sobre cessar-fogo entre Israel e Hamas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.