Lista de espera do CNU terá mais de 16 mil classificados

cnu

JÚLIA GALVÃO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) afirma que o CNU (Concurso Nacional Unificado) contará com um banco de candidatos aprovados em lista de espera com mais de 16 mil classificados.

Os resultados do concurso foram divulgados na manhã desta terça-feira (4), com a aprovação de 6.640 candidatos em 21 órgãos públicos, e podem ser conferidos no site da Cesgranrio, banca responsável pela organização da seleção.

O concurso possibilitou que os candidatos concorressem a diferentes cargos e que escolhessem a ordem de preferência. A lista de espera estará disponível para todos os blocos do concurso e ampliará as chances de aprovação dos participantes.

Aqueles que tiverem dúvidas sobre a lista de espera ou outros detalhes do concurso poderão esclarecê-lás em uma live do MGI às 16h desta terça.

Pedro Assumpção Alves, assessor do gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI e membro do Grupo Técnico Operacional do CNU, afirma que, conforme previsto no edital, o banco será formado com o dobro do número de vagas imediatas disponíveis em cada bloco. Participantes que não foram aprovados na primeira opção de preferência também serão incluídos na lista.

Inicialmente, o MGI havia previsto a formação de uma lista de 13 mil candidatos. A ampliação foi necessária, no entanto, para garantir a existência de candidatos suficientes em cada lista de espera.

Para a formação do banco, são levados em consideração os cargos e as especialidades com suas ordens de preferência escolhidos na inscrição. As vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência (PcD) também fazem parte na lista.

COMO FUNCIONA O BANCO DE CANDIDATOS?

Os candidatos terão notas e posições diferentes para cada um dos cargos em que se inscreveram, de acordo com o peso que cada eixo temático possui para os respectivos cargos.

“Dependendo da sua nota, você poderá estar apto a ocupar a vaga que você indicou como preferencial ou as seguintes. Sua nota pode ser baixa para a vaga de preferência, mas pode ser suficiente para a segunda vaga. Aí você segue na lista de espera da sua primeira preferência”, diz Alves.

Quem não tiver sido aprovado, inicialmente, para sua primeira opção poderá atingir a nota mínima para entrar no seu segundo cargo prioritário e continuar na lista de espera para a primeira opção.

“O candidato concorreu a todas as vagas em que se inscreveu dentro do bloco. A classificação depende de ele atingir as notas mínimas de cada cargo e estar classificado dentro do quantitativo estipulado para o Banco”, afirma o assessor.

É possível também que os candidatos da lista de espera sejam chamados para futuras contratações temporárias.

CONVOCADOS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO

Os candidatos que foram aprovados na primeira lista de convocação do CNU devem se atentar para os cursos de formação da seleção. O treinamento é uma fase obrigatória, eliminatória e classificatória para nove cargos:1

ARGO – CIDADE – INSTITUIÇÃO – DURAÇÃO – MODALIDADE

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) – Brasília/DF – MGI /ENAP – 580 horas – Presencial
Analista de Comércio Exterior (ACE) – Brasília/DF – MGI / ENAP – 380 horas – Presencial
Analista em Tecnologia da Informação (ATI) – Brasília/DF – MGI / ENAP – 440 horas – Presencial
Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) – Brasília/DF – MGI / ENAP – 440 horas – Presencial
Analista de Infraestrutura (AIE) – Brasília/DF – MGI / ENAP – 440 horas – Presencial
Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT) – Brasília/DF – MTE / CEBRASPE – 208 horas – Híbrido
Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (ANEEL) – Brasília/DF – ANEEL / CEBRASPE – 140 horas – Presencial

Ao todo, 2.305 candidatos forma convocados para a etapa e devem confirmar sua participação até as 23h59 desta quarta-feira (5) na área do candidato do site da Cesgranrio.
Aqueles que não confirmarem estarão eliminados tanto do cargo convocado quanto dos indicados como de menor preferência.
Caso o participante seja chamado para o curso de formação de sua terceira opção nesta terça, por exemplo, e confirmar sua participação, ele também continua na disputa das vagas da sua primeira e segunda opções e pode ser chamado nas listas do dia 11 ou 18, caso alguma vaga seja liberada.
Durante o período de formação, os convocados terão direito a 50% da remuneração inicial prevista para o cargo.

CONVOCAÇÕES

– 4 de fevereiro: Primeira convocação
– 11 de fevereiro: Segunda convocação
– 18 de fevereiro: Terceira convocação

– 28 de fevereiro: Publicação da lista definitiva dos convocados para matrícula

ENAP

Para participar dos cursos de formação promovidos pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública), os participantes deverão realizar a matrícula por meio de um formulário eletrônico de forma online no site da escola. O prazo para a matrícula começa no dia 10 de março, às 8h, e se encerra no dia 18 de março, às 23:59.

CEBRASPE

Para os cursos ofertados pelo Cebraspe, o edital de informações sobre A matrícula no curso de formação, bem como com os procedimentos para envio da documentação será divulgado no site do Cebraspe, na data provável de 12 de março de 2025.

O MGI recomenda que os candidatos preparem os seguintes documentos para a matrícula:
– 1) Cópia digital de documento de identidade ou carteira nacional de habilitação, que conste o número do CPF e foto legíveis;
– 2) Comprovante de pedido de licença para curso de formação (ofício ou despacho assinado eletronicamente ou formulário do SEI), a contar da data de início do curso;
– 3) Cópia de pedido de exoneração do cargo/função (a data da exoneração a contar da data de início do curso de formação) e da prova de recebimento pela unidade de recursos humanos do órgão de origem do candidato, se for ocupante de cargo em comissão ou função de confiança na Administração Pública Federal;
– 4) Conta corrente de titularidade própria, para fins de recebimento do auxílio financeiro durante o curso de formação. Não serão aceitas conta poupança ou conta conjunta.

APROVAÇÃO

Para serem aprovados no curso de formação, os candidatos deverão frequentar o curso integralmente e serem aprovados. As seguintes condições também devem ser atendidas:
– Obter a média final de no mínimo 70% do número máximo de pontos
– Obter no mínimo 60% do número máximo de pontos de cada prova
– Frequentar todas as aulas pontualmente, com exceção do limite de 25% de faltas justificadas

CRONOGRAMA DE CONVOCAÇÕES PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO

Etapa – Data
Divulgação das notas finais para todos os candidatos em cada cargo em que estiverem inscritos e da 1ª lista de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 – 4 de fevereiro
Divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos do Bloco 8 – 4 de fevereiro
Divulgação da 1ª convocação para os cursos de formação dos Blocos 1 a 7 – 4 de fevereiro
Prazo para confirmação de participação em curso de formação – 4 e 5 de fevereiro
Divulgação da 2ª lista de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 e 2ª convocação para cursos de formação – 11 de fevereiro
Prazo para confirmação de participação em curso de formação – 11 e 12 de fevereiro
Divulgação da 3ª lista de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 e 3ª convocação para cursos de formação – 18 de fevereiro
Prazo para confirmação de participação em curso de formação – 18 e 19 de fevereiro
Divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 e convocação para matrícula nos cursos de formação – 28 de fevereiro

PRÓXIMOS PASSOS DO CNU

Etapa – Data
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos – 4 de fevereiro de 2025
Previsão de divulgação dos resultados finais – 4 de fevereiro de 2025
Divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 e convocação para matrícula nos cursos de formação – 28 de fevereiro de 2025

Adicionar aos favoritos o Link permanente.