Saiba qual raça de cachorro pode tomar mais de um banho por semana

Dar banho no seu cachorro, seja em casa ou no pet shop, é necessário para manter a higiene e a saúde do pet. Mas será que a raça e a frequência que em que ele toma banho pode prejudicá-lo?

A imagem mostra duas raças de cachorro diferentes: Um labrador e um pinscher para mostrar o contraste das diferentes raças.

Cachorros com o pelo mais curto devem tomar banho a cada 15 a 30 dias. Foto: Reprodução ND

Depende do tipo de cachorro!

A frequência de banho não depende necessariamente da raça, mas de certar características. Se ele costuma se sujar muito, um banho pode ajudar a limpar e prevenir possíveis doenças.

É preciso estar atento também com a pelagem do animal: se o cachorro tiver pelo curto, como o pinscher, é indicado que ele tome banho a cada 15 ou 30 dias. Se ele tiver o pelo mais longo, como é o caso do Golden Retriever, a frequência deve ser a cada 15 dias. Se o pelo do seu animal for mais oleoso, é recomendado que ele tome banho 1 vez por semana.

Além disso, banhos diários são prejudiciais para eles, já que remove a gordura que protege à sua pele. Assim, o cão pode ficar exposto a fungos, parasitas e até mesmo a alergias, levando ao enfraquecimento do sistema imunológico e mais propenso a ficar doente.

A imagem mostra um cachorro da raça Chihuahua de pelo longo e as mãos de uma pessoa secando o cão com uma toalha após um banho.

Cachorros com o pelo mais longo devem tomar banho pelo menos 1 vez por semana. – Foto: Internet/Reprodução ND

Problemas de pele

É comum também os cães desenvolverem problemas de pele. Os banhos nesse caso precisam de cuidados especiais para prevenir maiores complicações e alergias no animal.

A imagem mostra um cachorro da raça Golden Retriever e as mãos de uma pessoa procurando possíveis machucados na pele do animal que podem indicar um possível problema de pele.

Para saber se há problemas de pele procure por possíveis machucados, vermelhidão, perda de pelos ou outros tipos de anormalidades na pele do seu cachorro. – Foto: Internet/Reprodução ND

O recomendado é levar o pet ao veterinário para acompanhamento, utilizando produtos que não fazem mal.

Uma maneira de higienizar o cachorro nesses casos é utilizar a escova de pelos diariamente para remover as sujeiras e espalhar o óleo natural, principalmente se o cachorro solta bastante pelo.

Como identificar possíveis problemas de pele

Se o animal tem costume de lamber, coçar ou morder alguma parte do corpo com muita frequência, é provável que ele tenha algum problema de saúde.

O ideal é procurar na pele do cão qualquer sinal de machucado, vermelhidão, perda de pelos ou outros tipos de anormalidades. Caso encontre algum desses sinais, é preciso consultar um veterinário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.