Tatuzão chega à última estação de metrô do trecho sul da Linha 6-Laranja e conclui processo de escavação de túneis de toda a linha


Construção da linha começou em 2015 e tinha previsão inicial de entrega em 2020. Obras foram retomadas após nova empresa assumir o negócio de R$ 19,1 bilhões. Nova entrega da 1ª etapa está marcada para outubro de 2026. Tatuzão chega à estação de metrô São Joaquim, a última do trecho sul da Linha 6-Laranja
Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP
O Tatuzão, apelido dado à máquina tuneladora que faz a escavação dos túneis do Metrô de São Paulo, chegou neste domingo (9) à estação São Joaquim, que é a última do trecho sul da Linha 6-Laranja. Com isso, todo o processo de escavação de túneis está concluído.
Durante a semana, a tuneladora tinha chegado na futura estação Brasilândia, a última do trecho norte.
Estimada em R$ 19 bilhões, essa linha nova vai ligar justamente a Brasilândia, na Zona Norte, à estação São Joaquim, no Centro da capital paulista. A projeção é que o tempo de viagem entre os dois pontos caia de 1h30 para 23 minutos.
A Linha 6 terá 15 km de extensão e conexões com outras quatro linhas (1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante). No total, serão 15 estações.
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Agora, a próxima etapa será a instalação de trilhos, sistemas e a aquisição de trens.
O primeiro trecho da obra deve ser entregue em outubro de 2026, mês das eleições presidenciais e estaduais. A entrega completa da obra deve acontecer apenas em 2027.
Tatuzão chega à estação de metrô São Joaquim, a última do trecho sul da Linha 6-Laranja
Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP
Prazo
Em maio de 2023, o governador Tarcísio de Freitas tinha dito que a previsão para entrega do 1° trecho da linha era setembro de 2026. Agora, o governo estadual diz que a entrega será no mês seguinte, que coincide com a disputa eleitoral do próximo ano, em que o governador ou será candidato à reeleição ao Palácio dos Bandeirantes, ou tentará uma candidatura à Presidência.
A obra é uma Parceria Público Privada (PPP) em que a concessionária constrói o metrô e depois tem o direito de explorar comercialmente a linha.
Histórico
Trajeto da futura Linha 6 – Laranja
Reprodução/TV Globo
Conhecida como ‘Linha das Universidades’, por passar próximo a diversas instituições de ensino superior como PUC-SP e Faap, a linha 6-Laranja é construída pelo grupo espanhol Acciona, empresa que opera o consórcio Linha Uni, responsável pela obra.
A construção da linha começou em 2015 e tinha previsão inicial de entrega em 2020. Porém, o consórcio Move São Paulo, formado pela Odebrecht e Queiroz Galvão, desistiu do projeto e, em 2018, o governo de São Paulo suspendeu as obras.
Elas só foram retomadas em 2020, quando a Acciona assumiu os direitos do consórcio para tocar o empreendimento.
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