A arte do quebra-gelo

gelo

O quebra-gelo antes de uma apresentação pode salvar a sua performance. Afinal, a maioria das pessoas se sente extremamente tensa, ansiosa, insegura e temerosa antes de falar em público. E é aí que o quebra-gelo entra, ajudando quem se sente assim. Além disso, é uma alternativa assertiva, até mesmo para os palestrantes mais experientes, pois aproxima o orador da plateia. Ou seja, do iniciante ao expert, o quebra-gelo é uma ótima maneira de tornar a sua apresentação mais cativante e interessante.

Quando usar o quebra-gelo?

A resposta é simples: logo no início, antes de começar a sua apresentação. Esse é o momento da caminhada até o palco, da conversa com o sonoplasta, com os técnicos ou assistentes de palco, enquanto os ajustes de slides e microfone estão sendo feitos. Mas atenção: não é para pegar o microfone e soltar aquele “testando, alô, alô, estão me ouvindo?”. Isso deve ser evitado! O objetivo é conversar de maneira informal com quem já está na plateia. Puxe assuntos do dia a dia, fale sobre o clima, os assuntos do evento ou até mesmo noticiários comentados durante a semana, como o exemplo de Fernanda Torres ganhando o Globo de Ouro. Uma outra dinâmica interessante é convidar todos a se levantarem para um momento de respiração consciente, utilizando a respiração diafragmática, para ajudar a relaxar. Isso também é uma forma de quebrar o gelo.

Objetivo do quebra-gelo

Claro que o quebra-gelo tem um propósito específico: quebrar a tensão entre o orador e a plateia, criando proximidade entre ambos. O nervosismo clássico que antecede as apresentações é suavizado com essa técnica, minimizando as tensões do “é agora”. Ao proporcionar risadas leves e diálogos informais, você cria um ambiente de tranquilidade e calma, ajudando todos a se sentirem mais à vontade.

Quanto tempo de quebra-gelo?

Não é necessário muito tempo. O suficiente para tudo estar pronto para começar. Cerca de dez minutos é ideal. Esse tempo permite que você converse com alguns membros da plateia, sorria um pouco e se familiarize com o ambiente.

Alternativa ou obrigatório?

O quebra-gelo é sempre opcional. A escolha de aplicá-lo ou não é sua. No entanto, a técnica sempre será favorável. Quanto mais confortável o orador se sentir com o ambiente e com a plateia, melhor será o seu desempenho na apresentação.

Alguns cuidados

Preste atenção ao escolher os assuntos que vai abordar. Noticiários polêmicos ou trágicos podem ser arriscados. Cuidado também com as piadas. Se não tem muita habilidade com elas, talvez seja melhor não se arriscar, pois o risco de não conseguir fazer a plateia rir pode gerar frustração. Além disso, evite focar apenas nas pessoas que você já conhece na plateia. Tente abarcar o máximo de pessoas possível neste breve bate-papo.

No geral, aplique o quebra-gelo com naturalidade e deixe tudo fluir. Se, no entanto, se sentir desconfortável em aplicá-lo, é melhor pular essa etapa e ir direto para a apresentação. Lembre-se: o quebra-gelo serve para ajudar e não para atrapalhar, e ele é sempre opcional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.