Review | Sid Meier’s Civilization VII 

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Uma das franquias que mais joguei ao longo de minha vida foi exatamente Civilization. A verdade é que eu tenho fraco por jogos de estratégia, penso que eles me ajudam a saciar o meu espírito competitivo e colocar minha cabeça para pensar. Dito isto, eu estava bem entusiasmado pela chegada deste game, afinal, Civilization VI já é bem interessante.

No caso de Civilization, a grande sacada é que você cria seu povo e atravessa eras, mas, para isso, é preciso planejar bem como desenvolver cada tecnologia enquanto também cuida da diplomacia. Obviamente, as políticas sociais e o comércio acabam tendo grande peso. E uma partida acaba durando horas e horas.

Com uma campanha que leva em torno de 15 horas e mais algumas dúzias de horas de partidas solo, eu sinto que estou preparado para falar o que penso sobre este jogo. Durante meus testes, eu não joguei no PC, todo o tempo investido aconteceu no Steam Deck, um dispositivo que tem me acompanhado ao longo dos últimos reviews aqui no site.

A grande diferença neste jogo está em uma fórmula que era tida como imutável: antes, você selecionava um líder e aquele líder tinha seu povo até o fim do jogo. Agora, você seleciona o líder e pode trocar de civilização em diferentes eras. Ou seja, você pode ter Napoleão Bonaparte liderando os romanos. Sim, isso é possível.

Embora alguns tenham reclamado, eu achei interessante. É possível fazer algumas combinações interessantes com este novo sistema, garantir algumas recompensas em diferentes eras e seguir com uma estratégia mais customizada.

Outra grande diferença está no modo como as eras funcionam neste jogo. Antes, você atravessava eras com seu povo e tudo era praticamente o mesmo. Agora não, se a era acabar, basicamente você recomeça tudo nesta nova era, alguns reclamaram bastante disso, mas não vejo como algo tão ruim assim. É uma nova chance de atravessar uma nova era como se fosse basicamente uma nova partida. Afinal, as diferentes eras funcionam de forma diferente no nosso mundo, por que não em Civilization? Enquanto a era antiga é uma luta por recursos, as demais vão mudando a dinâmica e isso é mais desafiador.

Por exemplo, na Era da Exploração, um novo continente é revelado no mapa e o foco é colonizar este local, estabelecndo cidades, reunindo recursos e gerenciando sua população. É uma nova corrida, com novas regras, novos termos, individualidades desta nova era.

Basicamente, sim, é o mesmo jogo, mas agora com novas mecânicas. Eu sei, alguns jogadores são mais conservadores no que esperam do game, porém, estamos no Civilization VII, logo, é esperado que algumas mudanças na fórmula apareçam, caso contrário, não teria motivo para ter uma nova sequência.

Durante meus testes, não tive problemas de jogar no Steam Deck, tudo funcionou perfeitamente, o dispositivo não reclamou de nada e nem tive qualquer problema de framerate ou carregamento. Basicamente, o status de verificado realmente foi merecido pelo game.

Dito tudo isto, Civilization VII é um ótimo jogo de estratégia em turnos e eu diria que é o mais receptivo para novos fãs da franquia. As mudanças podem ter sido meio surpreendentes para os veteranos, mas é uma forma inteligente de dar vida à uma franquia que já possui 7 títulos na estante.

Review feito no Steam Deck, chave do jogo foi fornecida para análise

Sid Meier’s Civilization VII 

  • Desenvolvedora: Firaxis
  • Publisher: 2K
  • Plataformas: PC, PS5, Xbox, Nintendo Switch
  • Review feito no: Steam Deck
Positivo

  • Novidades na franquia
  • Funciona perfeitamente no Steam Deck
  • Trilha Sonora fantástica
Nota 8

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