PDT reúne nomes fortes do campo progressista por aliança para 2026

Divulgação: Leila Barros, Carlos Lupi. Reginaldo Veras

O cenário da esquerda para 2026 começou a ser desenhado. Tentando liderar uma frente progressista, a senadora e presidente regional do PDT, Leila Barros, acompanhada pelo presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, se reuniram, nesta quinta-feira (13), com possíveis candidatos a deputados distritais e federais para tratar de uma aliança para as eleições do próximo ano.

A proposta é que sejam formadas nomitadas fortes que garantam ao menos duas vagas na Câmara dos Deputados e três de distrital para a Câmara Legislativa.

Até o momento, segundo um participante do encontro, o objetivo é atrair partidos e não apenas filiar nomes conhecidos do eleitorado.

Possibilidades

Um esboço coloca Leila como candidata à reeleição, assim como Reginaldo Veras (PV) à Câmara Baixa.  

Candidato ao governo nas últimas eleições, Leandro Grass (PV) — atual presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) — ainda não teria definido seu papel, mas estaria próximo da disputa a deputado federal, e não mais ao Poder Executivo.

Ex-presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT) pretende retornar ao Legislativo local. A questão ficará por conta de quais outros nomes também comporão o grupo, uma vez que o PDT vem se fortificando. Outros nomes, como o do ex-senador Antônio Reguffe (Solidariedade) também são sondados. Uma das vagas pretendidas para o ex-parlamentar é de deputado distrital. Outro nome é o do ex-deputado Israel Batista, que seria mais um nome para federal, além de ser um player forte para a Câmara Legislativa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.