Tarifa zero aos domingos e feriados confirma acerto da gratuidade para estudantes, destaca Ricardo Vale

O Vice-Presidente da CLDF, deputado distrital Ricardo Vale (PT-DF), celebrou a decisão do governador Ibaneis Rocha (MDB) de implantar a tarifa zero no transporte público do Distrito Federal aos domingos e feriados, a partir de 1º de março. Para o parlamentar, a medida é um avanço e já é resultado de projetos como o Tarifa Zero Estudantil, de sua autoria, que busca a ampliação ao direito de transporte.

Anteriormente, o parlamentar já havia articulado com a Secretaria de Transporte a viabilidade da implementação da gratuidade integral para estudantes por meio do Tarifa Zero Estudantil, que garantirá a gratuidade ilimitada no transporte público para estudantes. Vale disse que, durante as tratativas, uma das propostas era justamente fazer um teste aos fins de semana para mensurar o impacto da medida nas catracas.

“A decisão do governo comprova o que sempre defendemos: transporte público gratuito é um direito e uma política que gera benefícios para toda a população. A experiência do Passe Livre Estudantil já mostrou como a gratuidade amplia o acesso à educação e reduz desigualdades. Agora, com a isenção de tarifas aos domingos e feriados, fica ainda mais evidente que podemos e devemos avançar para uma tarifa zero definitiva, mesmo que começando por segmentos e minha defesa é que os estudantes sejam os primeiros beneficiados”, afirmou Ricardo Vale.

O deputado reforçou que a gratuidade no transporte não é apenas uma questão social, mas também uma ferramenta de desenvolvimento econômico. “Com a tarifa zero, mais pessoas podem circular pela cidade, acessar serviços, consumir no comércio local e aproveitar espaços de lazer. O impacto positivo será sentido em diversos setores, e é por isso que essa iniciativa precisa ser ampliada”, completou.

O Projeto de Lei nº44/2023, que trata do Tarifa Zero Estudantil, já foi aprovado na Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana, Comissão de Assuntos Sociais e, atualmente, está em análise na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças. Ricardo Vale reiterou que seguirá defendendo não só o seu projeto, como a ampliação da política de tarifa zero no Distrito Federal e cobrando do governo estudos que viabilizem sua implementação de forma definitiva para toda a população.

Com informações da comunicação Ricardo Vale (PT/DF)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.