Saiba quem é a piauiense Gabriela Lacerda, Miss Universe Brasil 2025


A teresinense começou a carreira como modelo bem cedo, aos 9 anos de idade, e estreou nos concursos aos 11 anos. Aos 23, se prepara para sua segunda competição internacional: o Miss Universe 2025, na Tailândia. A piauiense Gabriela Lacerda, de 22 anos, é a nova Miss Universe Brasil
Reprodução/ @missuniversepiaui
A piauiense Gabriela Lacerda, de 23 anos, é a nova Miss Universe Brasil e irá representar o país na etapa internacional do concurso, que será realizada em novembro, na Tailândia. Ela conquistou o título na noite de quinta-feira (13), marcando a segunda vez que o estado vence a competição nacional e se tornou a segunda piauiense a receber a coroa. A primeira foi Monalysa Alcântara, em 2017.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Na passarela desde os 9 anos, Gabriela não é novata no universo dos concursos de beleza. Em 2017, conquistou os títulos de Miss Teen Piauí e Miss Teen Brasil. Em 2021, ela participou do Miss Universo Brasil e ficou em segundo lugar, mas levou a faixa de Miss Simpatia – um reconhecimento que se repetiu na edição de 2025.
Agora, ela começa a se concentrar para o próximo desafio: o concurso Miss Universe, que acontece em novembro de 2025 na Tailândia.
Trajetória de miss
Gabriela Lacerda no concurso Miss Teen Mundial em 2018, no Equador.
Reprodução
Maria Gabriela Lacerda nasceu e cresceu em Teresina, no Piauí, e em 2018 mudou-se para São Paulo. Além de modelo, Gabriela é jornalista, se define como católica e fala inglês fluentemente.
Ela começou sua carreira como modelo bem cedo, aos 9 anos de idade, e não demorou para estrear nos concursos:
Aos 11 anos, em 2013 ela participou do seu primeiro concurso: o Mini Miss Piauí.
Aos 15, em 2017, Gabriela conquistou as primeiras vitórias: foi eleita Miss Teen Teresina.
No ano seguinte conquistou a coroa de Miss Teen Piauí, venceu o Miss Teen Brasil, e ficou entre as 12 finalistas no Miss Teen Mundial 2018, que aconteceu no Equador.
Em 2021, aos 20 anos, ela foi eleita Miss Universo Piauí, e por pouco não conquistou o Brasil: ficou em segundo lugar no Miss Universo Brasil 2021, perdendo a coroa para Teresa Santos, do Ceará.
Em 2025, Gabriela voltou à disputa e se tornou, na última quinta-feira (13), Miss Universe Brasil 2025.
Miss Piauí Gabriela Lacerda no concurso de 2021
Reprodução/Instagram Gaby Lacerda
Gabriela contou ao g1 que foi escolhida pela preparadora de misses Sylvinha Lacerda. A preparação para a disputa começou em 6 de janeiro.
“Foram 20 e poucos dias, nem um mês para chegar no Miss Universe Brasil. Foi um momento em que buscamos nos preparar mais intensamente e apoio, parceiros… A preparação foi muito focada na questão do inglês, oratória, passarela, buscar montar um guarda-roupas que fizesse jus a uma Miss Universe, e vivemos esses momentos intensamente”, contou Gabriela.
A final do concurso aconteceu no dia 13 de fevereiro, em São Paulo. Gabriela venceu outras 23 concorrentes, cada uma de um estado brasileiro. Não participaram misses do Distrito Federal, do Rio de Janeiro e de Roraima.
Gabriela Lacerda vence o Miss Universe Brasil 2025
Reprodução
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A coroação de Gabriela foi feita por Ieda Maria Vargas, que, em 1963, representando o Rio Grande do Sul, venceu o Miss Brasil e o Miss Universo, tornando-se a primeira brasileira a conquistar o título internacional.
Mães da Sé
Mães da Sé
Arquivo Pessoal/Ivanise Esperidião
Gabriela também se destaca pelo trabalho social. Ela é embaixadora do “Mães da Sé”, uma organização não governamental sem fins lucrativos que ajuda famílias na busca por entes desaparecidos. Durante a final do concurso, Gabriela falou sobre a causa que defende.
➡️Fundada em 1996, a ONG Mães da Sé tem sede em São Paulo (SP) e oferece apoio emocional, orientação jurídica e ajuda prática às famílias que buscam por filhos desaparecidos. Com o passar dos anos, o trabalho se estendeu para outros estados do país.
Ela contou ao g1 que conheceu as Mães da Sé há dois anos, após ser convidada para, através de seu trabalho como modelo, ajudar a divulgar e a fortalecer a causa. “Desde então eu abracei e tive a oportunidade, pela fundadora do projeto, de poder estar junto com elas e entender mais essa dor que todas elas passam”, comentou Gabriela.
Saiba mais sobre a Ong Mães da Sé:
Artista se une a marca de laticínios para estampar rostos de desaparecidos em caixas de leite
Mães de desaparecidos relatam aumento da angústia na pandemia: ‘Vivo em um pesadelo’
‘Nunca vou perder a esperança’, diz mãe de filho desaparecido há 22 anos
“A gente quer falar sobre os desaparecidos que muitas vezes são esquecidos pela própria lei e pela Justiça deste País. Existem mulheres e mães que há pelo menos 30 anos buscam seus filhos. Eu conto a história das Mães da Sé e eu quero contar essa história não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro, já que essa é uma realidade mundial”, destacou.
Atuação na Paixão de Cristo e tombo em Paulo Betti
Miss Universe Brasil 2025 Gaby Lacerda ‘derruba’ Paulo Betti durante a Paixão de Cristo em Teresina (PI)
Reprodução
Gabriela Lacerda também já foi atriz. Em 2024 ela participou da encenação da Paixão de Cristo, realizada no bairro Monte Castelo, em Teresina. Ela viveu o papel de Salomé, e a encenação rendeu um momento hilário com o ator Paulo Betti, que interpretava Herodes. Durante uma dança, Gaby acabou derrubando o ator.
Na época, o ator postou nas suas redes sociais um vídeo que mostra o trecho do tombo e brincou com a situação: “Ela derrubou Herodes de verdade!👊🇧🇷❤️”, escreveu.
Relembre: Paulo Betti leva tombo durante a Paixão de Cristo e brinca com ocorrido
Ao g1, Gabriela contou que participou duas vezes da Paixão de Cristo, que deixaram nela uma vontade de estudar atuação.
Gabriela Lacerda foi Salomé em encanação da Paixão de Cristo em Teresina
Reprodução/Grupo de teatro do Monte Castelo
“Aprendi muito com eles! Gosto de atuação, gostaria de aprender muito mais sobre isso. Não é algo que nesse momento eu daria ênfase, já que meu propósito agora é chegar no Miss Universe e conquistar a coroa para o Brasil. Mas não descarto essa possibilidade! É algo que eu gosto bastante, e gostaria de voltar a participar da paixão de cristo ou de outros projetos nesse sentido”, disse.
Católica
Gabriela Lacerda faz post agradecendo a deus pela vitória no concurso Miss Universe Brasil 2025
Reprodução
Gabriela é católica desde criança, e consagrada à Nossa senhora das Graças, sua santa de devoção. Aos 11 anos ela foi coroinha e participou da Missa da Misericórdia, uma celebração bastante tradicional em Teresina.
“Minha vida inteira eu sou católica, mas mais profundamente entendendo o que é ser católica desde 2020. Hoje em dia eu busco a missa diária, a missa tridentina, participo da missa tanto em rito ordinário como extraordinário”, disse ela.
Nesse domingo (16), ela aproveitou um tempo para ir à missa para agradecer a vitória no concurso, e postou um registro no seu Instagram.
“Sim, foi um post de agradecimento. Acho que mais do que postar uma foto com a faixa, ou com a coroa, eu precisava de uma foto na presença d’Ele. Porque é assim que a gente honra Deus: na oração, na intrega, é no amor a ele, na presença com Ele. […] Eu poderia estar em qualquer lugar do mundo mas o lugar que eu mais amo estar é aos pés do altar”.
*Estagiária sob supervisão de Andrê Nascimento.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.