Marinha abre curso para pescadores em cidade catarinense

A Marinha do Brasil, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, abriu vagas para o curso de Formação de Aquaviário – Pescador Profissional – Nível 1. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 17 de março.

Foto ilustrativa ostra pescador segurando rede com o mar ao fundo

Interessados devem passar por 3 etapas de seleção – Foto: Freepik/ND

Para se inscrever, o interessado deve ter, no mínimo, 18 anos no ato da matrícula, ser brasileiro nato ou naturalizado (ambos os sexos), ou estrangeiro, possuir escolaridade inferior ao 6º ano do Ensino Fundamental e estar em dia com as obrigações civis e militares.

O propósito do curso é qualificar profissionais para ingresso na Marinha Mercante como Aquaviários do 3º Grupo – Pescadores, Seção de Convés e de Máquinas, com inscrição na categoria Pescador Profissional e/ou Motorista de Pesca, no nível de habilitação 1.

Como se inscrever para o curso para pescadores

A inscrição poderá ser feita pessoalmente na Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí no prédio do Ensino Profissional Marítimo (av. Prefeito Paulo Bauer, 1055 – Centro), de segunda a quinta-feira, das 9h05 às 11h30 e das 13h às 16h, ou às sextas-feiras, das 9h05 às 11h30.

Também é possível se inscrever por representante legal, comprovado por meio de uma procuração registrada em cartório, pelo correio ou por envio de documentação por meio das Capitanias, Delegacias ou Agências mais próximas.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá possuir indicação de empresa de pesca ou de entidades representativas dos pescadores como Federação, sindicato ou colônia. Ao todo, são oferecidas 25 vagas.

O Processo Seletivo terá três etapas:

  1. Realização do Teste de Suficiência Física;
  2. Sorteio de seleção dos candidatos titulares e reservas;
  3. Apresentação ao Órgão de Execução para a matrícula.

A matrícula será feita às 8h05 do dia 14 de abril de 2025. Em caso de ausência de candidatos titulares, serão chamados, imediatamente, os candidatos reservas, que estiverem presentes, por ordem de classificação e que foram aprovados em todas as etapas do processo seletivo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.