“Nosso bairro tem cultura e axé”, vibra liderança do Bando Anunciador

Tradição é o que guia ‘geral’ na Lavagem de Itapuã deste ano. Há cerca de duas décadas no evento, que completa 120 anos nesta quinta-feira (20), o Bando Anunciador abriu as portas da festividade, na concentração na Praça de Geraldão, perto da rua do Tamarineiro, ainda na madrugada. Momentos depois, o grupo despontou na Praça Dorival Caymmi.

Leia Também:

Manifestações culturais abrilhantam os 120 anos da Lavagem de Itapuã

Festa de Itapuã completa 120 Anos de tradição

Jonga Lima se apresenta hoje na Lavagem de Itapuã

Chefiado por Maria Nasaré Purificação Soares, o coletivo tem, por costume, fazer valer a tradição e relevância do evento. A sobrinha de Dona Nini, liderança que está nos corações dos participantes, mencionou ao Portal A Tarde que o momento é também válido para mostrar que o “bairro tem cultura, energia e axé”.“[Essa celebração representa] O amor do Itapuãzeiro pela cultura, vestimos a camisa de Itapuã, espalhamos para o mundo que nosso bairro tem cultura, energia e axé. Todo ano vem melhor, mais gostoso, com energia”, comemora.O Bando Anunciador representa a cultura do antepassado em Salvador e, atualmente, marca presença apenas no bairro de Itapuã tal qual em Feira de Santana.“Antigamente, as mulheres saiam com pratos, panelas, fazendo zoada e chamando a galera, hoje a gente sai com banda de sopro, vozes, chamando e com fogos, para trazer a população para a porta da Igreja. O que importa para gente é a lavagem nativa, que é a nossa cultura. Minha tia faleceu, meu marido também, e eu tomei a frente para que essa tradição não se perca”, reforça ela.

População de Itapuã colou em peso na festa desde a madrugada desta quinta-feira (20)

|  Foto: Denisse Salazar | AG. A TARDE

TrajetóriaPor volta das 2h, o grupo saiu da porta da casa de Maria, seguiu algumas ruas até chegar em frente à Igreja. Lá, houve a união do grupo ‘Nosso Quilombo’ em uma roda de samba. Posteriormente, o coletivo seguiu para a distribuição do feijão, e a roda se manteve com o Nosso Quilombo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.