Ricardo Eletro, o empresário que teve coragem de aplicar calote de 150 milhões na Globo

“Enganar” a Globo — ter coragem de não pagá-la — não é tarefa para amadores. Pois o empresário e, agora, coach Ricardo Rodrigues Nunes, o Ricardo Eletro, deve quase 150 milhões de reais — exatos 148,3 milhões — para a família Marinho e, mesmo tendo perdido a causa na Justiça, não paga a parte vencedora.

Em 2017, a Ricardo Eletro comprou espaço publicitário na TV Globo, no valor de 6 milhões de reais, com aval do seu então proprietário Ricardo Rodrigues Nunes.

Em 2018, na tentativa de fazer Ricardo Rodrigues Nunes pagar a dívida, a Globo recorreu à Justiça e ganhou a causa, hoje avaliada em 148,3 milhões de reais. Entretanto, a empresa dos filhos de Roberto Marinho não consegue receber o dinheiro.

Ricardo Rodrigues Nunes alega não ter mais nada a ver com a Ricardo Eletro. Porém, como assinou sete notas promissórias como avalista da varejista, ele é, de acordo com a avaliação da Justiça, o responsável pela dívida e, como tal, tem de pagá-la. Mas não o faz.

João Roberto Marinho, Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho: os donos da Globo | Foto: Cesar Alves e Globo

A Globo acusa Ricardo Rodrigues Nunes de, para não pagar a dívida, ocultar bens. Por isso o juiz Carlos Alexandre Aiba Aguemi penhorou 30% das receitas do ex-dono da Ricardo Eletro. O coach é especialista em palestras e treinamentos. Ele tem 1,5 milhão de seguidores no Instagram.

A Justiça deu prazo de 15 dias para o empresário apresentar os documentos de uma Mercedes-Benz G-63 (o suv novo custa na faixa de 2,2 milhões de reais). De acordo com reportagem da “Folha de S. Paulo”, assinada por Julio Wiziack, o magistrado frisou que o coach deve informar o “paradeiro do veículo, sob pena de incorrer em ato atentatório à dignidade da Justiça”.

O curso Explosão de Vendas rendeu um faturamento de 12 bilhões de reais a Ricardo Rodrigues Nunes, de acordo com as informações prestadas pela Globo na ação judicial.

Ricardo Rodrigues Nunes, que foi dono de lojas em Goiânia, contesta a dívida e, portanto, a decisão da Justiça. A assessoria do empresário afirma: “Ele não tem qualquer vínculo ou obrigação com a gestão ou as decisões financeiras da Ricardo Eletro desde sua saída”.

Noutras palavras, e contrariando tanto a Globo quanto a Justiça, o coach está dizendo mais ou menos o seguinte: não devo, nego a dívida e não vou pagá-la. Por isso, em tese, estaria ocultando bens e dinheiro.

Qual pode ser o próximo passo da Globo e, sobretudo, da Justiça? Possivelmente, a prisão de Ricardo Rodrigues Nunes poderá ser decretada pela Justiça, no caso de descumprimento contumaz da determinação judicial. Se recolhida, a Mercedes-Benz poderá ir a leilão para pagar a dívida.

Quem desafia a Globo, seu poder de fogo, nunca se deu bem. Mas Ricardo “Eletro” está se dando bem há quase uma década. Daqui a pouco surge um cineasta e faz um filme ou uma série com o título de “O Homem Que Ludibriou a Globo”.

O post Ricardo Eletro, o empresário que teve coragem de aplicar calote de 150 milhões na Globo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.