’O Último Azul’, filme brasileiro recebe premiação em festival de Berlim

Dirigido por Gabriel Mascaro, o filme O Último Azul conquistou o Urso de Prata, um dos prêmios mais prestigiados do Festival de Cinema de Berlim. A premiação ocorreu neste sábado, 22, e foi concedida pelo grande júri do evento.

O Urso de Prata é o segundo prêmio mais importante do festival, realizado na capital alemã. Além disso, o longa-metragem também foi reconhecido como Melhor Filme da Competição, prêmio atribuído pelo júri ecumênico, e recebeu o prêmio dos leitores do jornal Berliner Morgenpost.

Em seu discurso ao receber o prêmio, Mascaro agradeceu e falou sobre a importância do filme, destacando o direito de sonhar e a crença de que nunca é tarde para encontrar significado na vida.

Rodrigo Santoro, em entrevista à GloboNews, ressaltou que a premiação é um reconhecimento do valor do cinema brasileiro e de sua crescente visibilidade internacional. “O Brasil precisa ser descoberto pelo mundo. Nosso país é incrível, temos um potencial absurdo. Ser reconhecido com essa relevância pelo cinema tem a ver com o nosso amadurecimento como país”, afirmou.

Com produção brasileira e coproduções do México, Chile e Holanda, a obra conta com Rodrigo Santoro, Denise Weinberg, Miriam Socarrás, Adanilo, Rosa Malagueta, Clarissa Pinheiro e Dimas Mendonça no elenco.

A trama narra a história de Teresa, uma mulher de 77 anos que, após viver a vida inteira em uma cidade industrializada na Amazônia, se recusa a aceitar a ordem do governo de ser transferida para uma colônia de idosos. Em vez disso, ela embarca em uma jornada transformadora pelos rios da região para realizar um último desejo antes de perder sua liberdade.

Leia também:

Jantar marca início das atividades para Semana Cultural da Italianidade em Nova Veneza

Exposição sobre vida e obra de Maria do Rosário Cassimiro tem início nesta sexta-feira, 21 

O post ’O Último Azul’, filme brasileiro recebe premiação em festival de Berlim apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.