Anfavea terá primeiro presidente-executivo que não faz parte de montadora

igor calvet presidente da anfavea

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) anunciou Igor Calvet como novo presidente-executivo da entidade. Ele será o primeiro a assumir o cargo que não é representante de uma das montadoras que participam da associação.

Calvet é atualmente diretor executivo da Anfavea, posto que ocupa desde 2023. Ele também teve passagens pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

“Essa mudança representa um avanço fundamental na governança da Anfavea. A decisão de nomear um presidente-executivo de mercado reforça nosso compromisso com a profissionalização e modernização da entidade, fortalecendo nossa representatividade e aprimorando o diálogo com diferentes interlocutores do setor automotivo e do governo”, afirmou o atual presidente da associação, Márcio de Lima Leite, que deixa o cargo em 21 de abril.

O anúncio ocorre após meses de negociação com parte das montadoras -com destaque para Toyota, GM e Volkswagen- questionando a atual gestão devido à prorrogação de incentivos para produção de veículos na região Nordeste.

A medida beneficiou a Stellantis, grupo a qual pertence Leite. Os presidentes das montadoras foram procurados para saber qual seria o nome ideal para assumir o cargo e a opção foi por Calvet, que já era ligado à entidade.

“Estou honrado em assumir essa posição e comprometido em intensificar o diálogo com o governo e com todo o setor, buscar soluções para os desafios do setor e apoiar a inovação e a competitividade da indústria nacional”, comentou Calvet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.