Campanha conscientiza população sobre respeito e valorização das mulheres no Carnaval 2025

dentro 1 23

A Secretaria da Mulher (SMDF) deu início à campanha de conscientização sobre respeito às mulheres e combate ao assédio e à importunação sexual. Com o slogan “Na Folia, Não Queime a Largada, Respeite a Sinalização: Não é Não!”, 2 mil cartazes e adesivos estão sendo distribuídos, desde o dia 17, por cerca de 90 servidores da pasta. Os materiais são fixados em estabelecimentos comerciais, como banheiros e entradas de bares e restaurantes, garantindo que o máximo volume de foliões tenha acesso às informações.

Todas as 35 regiões administrativas serão contempladas com a iniciativa até o final da folia. Os cartazes oferecem um QR Code para acesso ao site da SMDF, bem como os principais canais de denúncia – o 190 da Polícia Militar, o 156/opção 6 (Central do GDF), o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o 127 (Disque Denúncia, do Ministério Público do DF e Territórios).

“As mulheres têm que ser respeitadas em todos os espaços”, reforça a vice-governadora Celina Leão. “O intuito dessa campanha é reforçar a presença no Estado no cuidado com a integridade de todas elas, especialmente, durante o Carnaval. Precisamos conscientizar a população sobre a necessidade de entender que ‘não é não’. Combater a violência contra a mulher é um dever de todos.”

Segurança

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destaca o esforço deste GDF em promover ambientes seguros e sem agressões para todos os foliões, com expansão das ações voltadas ao respeito às mulheres e com o aumento no número de cartazes e adesivos distribuídos. “A informação encoraja a mulher e inibe o agressor”, lembra. “No ano passado, registramos zero casos de importunação e violência sexual durante o Carnaval, e queremos que continue assim”.

Em 2024, a SMDF promoveu a campanha Mulher, Você Não Está Sozinha, com participação de cerca de 30 servidores. As equipes fixaram mil cartazes em 21 cidades. No ano anterior, cerca de 200 materiais com o mesmo slogan foram instalados nos principais pontos de maior concentração do Plano Piloto, como a Rodoviária, o Setor Comercial Sul e a Praça dos Prazeres, contemplando cerca de 80 estabelecimentos.

Marcelo Cruz, comerciante: “Essas campanhas ajudam muito a termos mais humildade e respeitar mais as mulheres”

Em Ceilândia, os cartazes foram fixados nas portas dos banheiros femininos e masculinos do bar gerido pelo comerciante Marcelo Cruz, 53. “Essas campanhas ajudam muito a termos mais humildade e respeitar mais as mulheres”, observa ele, que há mais de duas décadas atua na região.

Edna Carvalho, gerente de restaurante: “Quanto mais pessoas abraçarem a causa, melhor; mostra que a mulher deve ser tratada com respeito e educação”

A gerente de restaurante Edna Carvalho, 36, pontua a importância das empresas aderirem à iniciativa, mostrando que estão juntas na causa de combate à violência de gênero: “Quanto mais pessoas abraçarem a causa, melhor; mostra que a mulher deve ser tratada com respeito e educação”. O chef de cozinha Cláudio da Silva, 32, endossa a opinião: “É de extrema importância ter a divulgação dos telefones para que a população saiba para onde correr, onde pedir ajuda”.

Com informações da Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.