Dívidas desconhecidas: Problema afeta mais de 700 mil brasilienses

Somente no Distrito Federal, 746.645 consumidores têm dívidas desconhecidas, sendo 233.531 estão com nome negativado. É o que apontam os dados de um levantamento recente realizado pela Serasa. Em todo o país, 57 milhões de brasileiros não sabem que estão endividados, deste número, pelo menos 19 milhões deles foram negativados pelos credores.

Essas pessoas nunca consultaram seu CPF ou CNPJ no aplicativo ou no site da Serasa e com isso, também desconhecem as 267 milhões de ofertas de dívidas para serem negociadas e pagas com vantagens e benefícios especiais como descontos, pagamentos via Pix e a atualização do score em tempo real. A Serasa alerta que até a meia-noite do dia 31 é possível quitar os débitos no mutirão nacional de negociações. 

No Distrito Federal, o segmento de Bancos e Cartões de Crédito é o principal motivo de endividamento, responsável por 32,17% dos débitos. Além disso, as instituições financeiras ocupam o segundo lugar e representam 20,67%. Já as contas básicas de água, luz e gás respondem por 14,67% das dívidas dos brasilienses.

Joana Cardoso, 48 anos, moradora do Núcleo Bandeirante, descobriu que seu nome estava sujo há menos de dois meses, quando tentou fazer um financiamento. O valor do débito é muito acima do que sua renda mensal e agora ela busca soluções para conseguir lidar com o impasse: “Nem imaginava que eu tinha essa dívida. Só soube depois que um vendedor me informou. Fui olhar no site da Serasa e vi que era verdade”.

Desesperada com a dívida, que cresceu ao longo dos anos, Joana buscou uma agência dos Correios este mês – onde é ofertado o serviço da Serasa – para tentar uma negociação. “Até o fim desse mês vou retornar novamente à agência para dar andamento no processo. Preciso de algum desconto para conseguir quitar o valor, porque sem essa ajuda eu não consigo pagar”, explicou.

Na capital foram registrados 1.346.934 inadimplentes em janeiro deste ano, um leve aumento de 1,76% comparado ao mês de dezembro/2024. O número equivale a 58,75% da população adulta do Distrito Federal. O total de dívidas é de R$7.730.319 no mesmo período. O valor médio da dívida por inadimplente é de R$ 7.868,32 e cada consumidor possui, em média, seis dívidas.

Ao Jornal de Brasília, a especialista em Educação Financeira da Serasa, Karla Pontes, explicou que as dívidas desconhecidas surgem principalmente pela falta de acompanhamento da vida financeira. “Um cartão de crédito com anuidade que precisa ser cancelado, uma conta no banco que precisa ser cancelada e esquecimento de dívidas mais antigas são alguns exemplos”, contou.

Como funciona o Feirão Limpa Nome

Qualquer cidadão pode obter mais informações sobre as ofertas de negociação por meio do site www.serasalimpanome.com.br, pelo app Serasa no Google Play ou App Store ou pelo WhatsApp (11) 99575-2096. Caso prefiram buscar ajuda presencialmente, é possível comparecer até uma agência dos Correios. Empresas de diversos segmentos participam da ação.

Se optar por acessar o aplicativo, o cidadão deve inserir seu CPF e preencher um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela, como a existência de possíveis dívidas e a pontuação do Serasa Score. Na aba “Ver ofertas” é possível verificar as condições de pagamento com desconto já aplicado.

Para fazer um acordo, basta clicar no campo “Negociar”. Por fim, é preciso revisar o acordo e escolher a forma de pagamento. Se for boleto, dá para copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp. Se for por Pix, o cidadão deve selecionar o dia para vencimento e a quantidade de parcelas desejadas. Depois, confirme as informações e clique em “Concluir acordo”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.