Crescimento econômico sustentável foi tema do segundo encontro do Lide 

54410108664 ef6c8195f0 c

O governador Ibaneis Rocha participou do segundo almoço-debate deste ano do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), que recebeu nessa terça-feira, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). O tema do encontro foi “As políticas públicas estratégicas que transformaram o Paraná em modelo de crescimento econômico sustentável”. Na ocasião, o chefe do executivo local reforçou o compromisso com as ações do GDF para o crescimento econômico sustentável da capital federal.

O investimento do DF em eficiência energética, os incentivos aos veículos elétricos e o fato de que Brasília é a cidade mais arborizada da América Latina, foram alguns dos destaques de Ibaneis na reunião. De acordo com o governador, Brasília talvez seja a unidade da federação que está mais adiante no que diz respeito  à economia sustentável. 

Segundo o chefe do executivo local, existe um plano de trocar todas as lâmpadas do Distrito Federal por LED e no modelo inteligente. Esse projeto será desenvolvido em 2026. “Temos trabalhado muito a questão das águas na Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb). A ideia é ter um investimento nos próximos três anos na ordem de R$ 2 bilhões. Isentamos também o pagamento de carros elétricos e híbridos do IPVA, o que transformou Brasília na segunda maior capital em vendas de veículos dessa natureza”, apontou. O governador ressaltou ainda que a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realiza um trabalho importante em Brasília, ao plantar árvores por toda a cidade em prol da qualidade de vida de todos os moradores do DF.

Exemplos de boas gestões no país

O governador do DF frisou que a presença de Ratinho Júnior nessa edição do Lide é muito importante, tanto para abordar o desenvolvimento do estado do Paraná, a exemplo do que ele tem feito na região, quanto para reafirmar os princípios da boa democracia.  Para Ibaneis, a gestão do governador Ratinho deve ser reconhecida por todos e o povo do Paraná deve estar orgulhoso do que ele tem feito. “Os índices de aprovação do governo de Ratinho estão na faixa de 80%. Ele se tornou um político bastante experiente”, elogiou Ibaneis. 

O chefe do executivo local considerou algo muito bom, o fato de que Ratinho tenha se disponibilizado a concorrer à presidência, por mostrar que há uma nova safra de políticos com plena condição de governar o Brasil fora do campo ideológico que tem atrapalhado tanto o desenvolvimento do país. “Eu compareci a esse evento para prestigiá-lo e para dizer que Brasília está de portas abertas para receber o governador Ratinho”.  

Ibaneis elogiou o partido de Ratinho, o Partido Social Democrático (PSD), que tem se destacado como um dos maiores partidos da república, com o maior número de prefeituras em todos os estados do país. “Isso mostra o potencial de uma candidatura do PSD à presidência”. 

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, destacou que eventos como o Lide garantem a troca de experiência com os empresários e os gestores do Distrito Federal. Ele descreveu que o Paraná passou a ser referência de alguns setores importantes, principalmente na questão da sustentabilidade. “Claro, sempre aprendemos com os estados e o governador Ibaneis tem muitas conquistas na capital também”.

O empresário Paulo Octávio, o presidente do Lide, ficou feliz em receber o governador Ratinho, já que sente uma profunda admiração pelo trabalho feito no Paraná. “O Estado tem crescido muito, já é a quarta economia do Brasil. O Paraná tem uma economia liberal, que incentiva o setor produtivo, atraindo investimentos e dando segurança jurídica para os investidores”. 

Para Paulo, um outro exemplo de gestão, é a de Ibaneis que também tem feito a diferença em Brasília. “Temos nesse encontro, dois exemplos de bons governadores que conseguiram mudar os seus estados”, salientou. 

A vice-governadora Celina Leão, também esteve presente no encontro que ocorreu na residência do empresário Fernando Cavalcanti, presidente do NW Group, no Lago Sul. Outros políticos presentes na ocasião foram figuras como o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e grandes empresários que discutiram os cenários políticos e econômicos de todo o país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.