Vacinação contra HPV é ampliada em Goiás

A saúde ampliou temporariamente a faixa etária para vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). A partir de 1º de abril, adolescentes de 15 a 19 anos, de ambos os sexos, poderão se vacinar nas unidades de saúde do estado. A ação vai até 30 de junho.

LEIA TAMBÉM

Vacinação contra o HPV reduz em 62% mortes por câncer de colo do útero

Brasil passa a adotar esquema de dose única contra o HPV

A novidade foi anunciada nesta quarta-feira, 26, pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES). Segundo a pasta, a partir de julho, a vacina volta a ser exclusiva para crianças e jovens de 9 a 14 anos. A ação tem como objetivo proteger quem não recebeu a dose na idade recomendada e reduzir os riscos de câncer associado ao vírus, como o de colo do útero, pênis, boca e ânus. 

Segundo dados da Coordenação de Oncologia da SES, em 2022 foram registrados 868 casos e 238 óbitos pela doença. Em 2023, os números chegaram a 935 infecções (aumento de 7,7%) e 249 mortes (aumento de 4,6%), enquanto em 2024 foram contabilizados 595 casos (queda de 36,3%) e 242 vítimas fatais (queda de 2,8%). 

Dose única

Desde 2023, o esquema vacinal é de dose única, o que facilita a adesão. A secretaria orienta que os municípios diversifiquem as estratégias de atendimento, como vacinação nas escolas, criação de horários alternativos e busca ativa de não vacinados para ampliar a cobertura vacinal. 

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST), que pode ser assintomática, mas capaz de causar lesões que evoluem para câncer. A transmissão ocorre principalmente por relações sexuais desprotegidas, mas também pode acontecer por contato direto com a pele ou mucosas infectadas. Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação e um documento de identidade.

O post Vacinação contra HPV é ampliada em Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.