Asbraco pede a aprovação do PDOT

imagem do whatsapp de 2025 03 27 à(s) 20.54.22 61650e22

A Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco) promoveu nessa quinta-feira, na sede da entidade, no SIA, o encontro “A Quinta do Presidente” que reuniu autoridades locais, parlamentares e empresários da construção civil, com o objetivo de promover a confraternização e integração entre os principais agentes do setor, a fim de discutir temas relevantes para do desenvolvimento do segmento no DF.

imagem do whatsapp de 2025 03 27 à(s) 20.54.24 322a00da
Foto: Elisa Costa

Em discurso, o presidente da associação, Luiz Afonso Delgado Assad, deixou clara a necessidade de apoio da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para dar andamento em projetos importantes para a capital federal: “Precisamos da Câmara para aprovar o PDOT, porque precisamos dessa tranquilidade para o setor e isso dá segurança jurídica para todo mundo”.

Além disso, ele falou sobre a dificuldade em realizar licitações, afirmando que uma solução para isso seria a criação de uma tabela de preços. “Nós sabemos da dificuldade de licitação, também estamos apertados, mas precisamos de uma tabela de preços e contamos com o apoio da CLDF. Nossas entidades conversam e isso é muito importante, mas a gente conta com esse apoio para tentar agilizar isso”.

imagem do whatsapp de 2025 03 27 à(s) 20.54.24 98b1ab09
Foto: Elisa Costa

Em resposta, o deputado Wellington Luiz, presidente da CLDF, esclareceu que “a relação entre o setor produtivo e o legislativo pode e deve ser republicana e transparente”. Ele também agradeceu a forma como as discussões têm sido feitas. “A Câmara não pode reclamar do setor produtivo, vocês nos dão muito orgulho. Saímos de anos de perseguições para uma convivência harmoniosa”, comentou.

Por fim, Wellington disse reconhecer o que a construção civil faz por Brasília e comemorou a execução de diversos projetos importantes que estavam “na prateleira”. Ele afirmou que o PDOT vai ser aprovado ainda este ano e que quando o projeto chegar na Casa, vai passar por todas as comissões até o mês de novembro, prazo máximo para as análises antes de ir ao Plenário.

Ao Jornal de Brasília, o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fauzi Nacfur, disse que o evento é de grande importância por conseguir reunir os grandes geradores de emprego da cidade. “Nosso governador Ibaneis sempre brinca que para quem já tem o dinheiro, a gente não precisa atrapalhar, para eles poderem gerar emprego, fazendo o dinheiro rodar”. 

imagem do whatsapp de 2025 03 27 à(s) 20.54.26 23d010c8
Foto: Elisa Costa

Para ele, a junção entre poder legislativo, poder executivo e setor privado é o que faz a máquina do governo funcionar e que a capital do país já está muito bem assistida com relação à construção civil. “O Noroeste é um dos maiores polos de obra em execução do país, com vários empreendimentos e muitos empregos gerados”, acrescentou. 

Na visão de Fauzi, é preciso trabalhar um pouco mais na área das indústrias para aumentar a geração de emprego, trazendo para Brasília empresas maiores, de grande porte em nível nacional e também internacional. Também participaram do evento o presidente do Sinduscon, Adalberto Valadão, o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, e outros gestores.

Cerca de 40 pessoas estiveram presentes no local, utilizado como um espaço para networking, troca de ideias, idealização de projetos e construção de parcerias. O encontro contou com apresentação do DJ Cottonete, com um buffet de entrada, com frios e vinhos, um jantar especial, decoração e uma varanda para acomodação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.