1° edição do IntegraGin reúne médicos para debater saúde da mulher madura

imagem do whatsapp de 2025 03 28 à(s) 18.29.19 2a9aedfe

Nesta sexta-feira (28), aconteceu o primeiro dia de IntegraGin no Palco, evento realizado pela AbraGin (Academia Brasileira de Ginecologia Hormonal, Funcional e Regenerativa). Exclusivo para médicos que cuidam da saúde de mulheres acima dos 40 anos, a imersão dura 3 dias e aborda temas atuais sobre ginecologia hormonal, funcional e regenerativa.

O primeiro dia foi dedicado ao debate dos temas de emagrecimento anabólico, tratamento do lipedema e a predominância estrogênica, com diretrizes para a implementação de protocolos de emagrecimento no consultório.

imagem do whatsapp de 2025 03 28 à(s) 18.29.19 dcf5d23b
Durval Ribas palestrou sobre o impacto da obesidade no mundo. (Foto/Reprodução: Divulgação)

“Não é fácil perder peso. Quem fala que é fácil, é magro”, afirma Durval Ribas, presidente da ABRAN e médico especialista em nutrologia e endocrinologia. A fala foi feita durante a mesa do tema ‘Impacto da Obesidade no mundo – Fisiopatologia e Diretrizes da ABRAN para o tratamento da Obesidade’.

Segundo dados divulgados pela organização do evento, 300 médicos compareceram nesta sexta-feira. “Eu espero que seja um evento disruptivo em relação ao cuidado da saúde da mulher 40+. Eu venho da área da nutrologia e tento sempre buscar eventos nesse estilo para agregar um pouco da ginecologia e da medicina integrativa ao meu atendimento”, diz a congressista Ariela Bonazzio.

Na palestra ‘Microbiota e Saúde da Mulher 40+’, a médica Socorro Morais, diretora de longevidade na AbraGin, afirmou que é imprescindível reconhecer a importância da alimentação no processo da gênese das doenças. “A alimentação é um pilar relevante no fenômeno que se refere à microbiota”, complementou.

A segunda parte do evento iniciou com a contribuição de Jackelyne Resende, médica nutróloga. Abordando o tema de tratamento clínico da obesidade, a especialista destacou a importância da Vitamina C para a produção do colágeno.

“Se não a temos, o colágeno é frouxo, de má qualidade. Então pra estimulá-lo, cabe a suplementação de Vitamina C.”

Assim, o primeiro dia do IntegraGin no Palco foi marcado por debates técnicos e atualizações científicas voltadas à saúde da mulher acima dos 40 anos. O evento reforçou a importância de uma abordagem integrativa no tratamento da obesidade, do lipedema e das disfunções hormonais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.