Alckmin diz que Brasil não deve ser tarifado por Trump

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o Brasil “deveria ficar de fora” das novas tarifas que devem ser impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Trump deve impor uma série de tarifas sobre produtos vendidos aos EUA, entre elas uma taxa de 25% sobre aço e alumínio, que pode afetar a relação entre as duas economias.

A declaração de Alckmin ocorreu durante inauguração da nova plana de uma multinacional alemã em Jaguariúna, São Paulo. Alckmin é o presidente em exercício, já que o presidente Lula (PT) cumpre viagem oficial à Ásia.

Segundo o vice-presidente, o Brasil não deveria ser incluído no pacote de tarifas de Trump porque a relação dos Estados Unidos com o Brasil tem superávit de US$ 18 bilhões de dólares em serviços e US$ 7 bilhões em bens.

“O Brasil tem 200 anos de parceria com os Estados Unidos. Tem quase 4 mil empresas americanas no Brasil. Nos parece um equívoco o que foi feito. (…) Nós tivemos uma conversa com o responsável pelo comércio exterior e com o embaixador, colocamos nossa posição e pedimos um diálogo. Vamos aguardar o dia 2 de abril. Entendo que o Brasil deve estar fora de qualquer tributação, porque os Estados Unidos tem um grande superávit com o Brasil”, disse Alckmin.

Anteriormente, Alckmin afirmou que, no entendimento dele, uma tributação de Trump ao Brasil seria um equívoco. Ele disse que a reação do Brasil ao tarifaço dos Estados Unidos não deve ser uma retaliação “olho por olho”.

Lula também se pronunciou sobre o caso. O presidente informou que taxará produtos americanos se o recurso do Brasil à Organização Mundial do Comércio (OMC) não resolver a situação.

“No caso do Brasil, nós vamos recorrer à OMC [Organização Mundial do Comércio] e, se não tiver resultado, a gente vai utilizar os instrumentos que nós temos que é a reciprocidade e taxar os produtos americanos. É isso que nós vamos fazer. Espero que o Japão faça o mesmo. Espero que o Japão possa recorrer à OMC, mas é uma decisão soberana do governo japonês em que eu não posso dar palpite”, disse Lula.

Leia também

Em novo tarifaço, Trump quer taxar todos os bens importados do Brasil

O post Alckmin diz que Brasil não deve ser tarifado por Trump apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.