Richard Chamberlain, galã dos anos 60, morre aos 90 anos

O ator Richard Chamberlain morreu aos 90 anos no sábado, 29, no Havaí, devido às complicações de um derrame. A informação foi confirmada neste domingo, 30, por seu publicitário, Harlan Boll.

Chamberlain ficou famoso nos anos 1960 ao interpretar o Dr. James Kildare na série Dr. Kildare , tornando-se uma das grandes galãs da televisão. O sucesso abriu caminho para uma carreira de seis décadas, com destaque para minisséries como Shogun e The Thorn Birds .

Além da TV, brilhou no cinema e no teatro, onde interpretou personagens icônicos, como Hamlet e Ricardo II. Em 1988, estrelou a primeira adaptação de The Bourne Identity . Ao longo da carreira, foi indicado quatro vezes ao Emmy.

Mesmo consolidado como astro romântico, Chamberlain só assumiu publicamente sua homossexualidade aos 68 anos, temendo que isso afetasse sua trajetória. Após se revelar, passou a interpretar personagens gays em séries como Will & Grace e Desperate Housewives .

Nascido em Los Angeles, ele serviu no Exército dos EUA antes de ingressar no mundo do entretenimento. Viveu na Inglaterra por um período, onde aprimorou sua atuação no teatro britânico, antes de retornar aos Estados Unidos.

Nos últimos anos, Chamberlain se dedicou a projetos culturais e ambientais. Morou no Havaí por décadas e teve um relacionamento de 30 anos com o ator e escritor Martin Rabbett.

  • Leia também: Morre jornalista goiano Caio Jacobson, aos 75 anos

O post Richard Chamberlain, galã dos anos 60, morre aos 90 anos apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.