Jovens de mais de 40 países se reúnem em BH para discutir desafios ambientais antes da COP30

cop 30 960x540

ARTUR BÚRIGO
BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS)

Jovens de mais de 40 países se reúnem nesta semana em Belo Horizonte para discutir as mudanças climáticas e apontar caminhos aos desafios ambientais nos países do chamado Sul Global, grupo de países no qual o Brasil é frequentemente incluído.


O evento, chamado de Cúpula Global da Juventude pelo Clima 2025, começa nesta quarta-feira (2) e vai até sábado (5). As discussões acontecem na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).


No último dia, os participantes devem apresentar um documento feito de forma colaborativa para ser apresentado na COP30, conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas) que será realizada em Belém em novembro.


A expectativa dos organizadores do evento é que a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) compareça ao encerramento do evento para receber o documento.


Os debates na UFMG não serão abertos ao público e serão restritos aos selecionados pelos organizadores, que falam em limitação orçamentária para não incluir mais participantes.


Dos mais de 4.000 inscritos, foram selecionados 125 estrangeiros e 125 brasileiros. As discussões serão acompanhadas também por 300 pessoas de forma virtual.


Para o professor Geraldo Fernandes, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da UFMG e um dos organizadores do evento, o encontro é uma forma de inserir os jovens nos assuntos que serão discutidos pela COP.


Ele ainda cita a dificuldade que eles enfrentam para participar do evento em Belém diante da alta dos preços na cidade para o período da cúpula.


“Como que um jovem vai para lá com tudo absurdamente tão caro? A participação deles vai ficar muito restrita a eventos como o nosso ou algum outro que surja”, disse o professor.


O evento na capital mineira também é organizado pela Global Youth Leadership Center, organização sem fins lucrativos criada em Bangladesh. Seu objetivo é desenvolver habilidades de liderança em ações climáticas aos jovens do Sul Global.


Esta será a terceira edição da Cúpula Global da Juventude pelo Clima, que já teve como sede Bangladesh e Tanzânia.


Na programação, os inscritos terão aulas de liderança, ações climáticas e mobilização para justiça climática. Também estão previstas visitas ao Instituto Inhotim e ao Parque Municipal de Belo Horizonte.


Haverá ainda uma seleção de dez projetos entre os apresentados pelos inscritos para o desenvolvimento de ações climáticas em comunidades em regiões vulneráveis. Os vencedores receberão US$ 1.000 (R$ 5.700) cada um para ajudar a colocar a ideia em prática.


Entre os palestrantes, estão o ex-cientista da Nasa Peter Fiekowsky, a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo) e Reynaldo Passanezi Filho, presidente da Cemig.


A companhia, o governo estadual e a Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) são apoiadores do evento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.