Memória: o dia em que foi colocado fogo na delegacia de Santa Cruz

Figura conhecida pela polícia, João Duarte Rodrigues deu trabalho aos órgãos de segurança nas décadas de 40 e 50. Era tão ousado que arrombou e incendiou a Delegacia de Santa Cruz do Sul. João era arrombador contumaz e a antiga Cadeia Municipal não o segurava por muito tempo. Em 21 de março de 1952, uma quinta-feira, voltou a fugir e, de madrugada, invadiu a Delegacia, que ficava na Rua Borges de Medeiros, em frente da praça. Ele pretendia eliminar os inquéritos que envolviam o seu nome.

A partir do telhado, entrou no gabinete do delegado Carlos Brundo, onde ficava o armário com as fichas dos meliantes. Colocou tudo no chão e ateou fogo. Como a sala era pouco ventilada, as chamas não se alastraram. Pela manhã, quando abriu a DP, o delegado viu a fumaça e pediu ajuda aos vizinhos. Os extintores não impediram a queima de 30 pastas com inquéritos e de parte do assoalho.

Antes de sair por uma janela, ele abriu todas as gavetas e furtou três revólveres, seis notas falsas de 1 mil Cruzeiros, quantias menores de dinheiro, relógios e outros. Ainda na madrugada, pediu que um taxista o levasse a Rio Pardo. Lá, pegou outro carro de praça e foi a Cachoeira do Sul.

O malandro, no entanto, pagou a corrida com uma nota falsa. De volta a Rio Pardo, o taxista viu o golpe e comunicou à polícia. O delegado rio-pardense, sabedor do ocorrido em Santa Cruz, ligou os fatos e enviou dois inspetores a Cachoeira, onde o homem foi preso em uma  pensão. Ele estava com roupas novas, mas vestia uma jaqueta furtada na DP de nossa cidade.

Rodrigues foi trazido para a cadeia de Santa Cruz e afirmava aos colegas de cela que voltaria a escapar e incendiaria o Fórum. No dia 29 de maio de 1952, ele e mais três companheiros fugiram.

Informado das ameaças, o delegado pediu à Brigada e ao 8º Regimento de Infantaria para realizarem a segurança do Fórum e da  Delegacia à noite. Dos quatro fugitivos, dois foram recapturados, mas João e Abrelino Floriano desapareceram e nunca mais foram vistos na cidade. 

Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Memória: o dia em que foi colocado fogo na delegacia de Santa Cruz appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.