Rodeio do CTG Gira Mundo tem provas e ação social

O rodeio promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Gira Mundo movimentou o Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul ao longo do fim de semana. Com provas de tiro de laço em diversas modalidades, apresentações artísticas e outras atividades culturais, reuniu milhares de pessoas e alcançou seus dois principais objetivos: valorizar a cultura gaúcha e incentivar ações sociais no município e no Rio Grande do Sul.

De acordo com o patrão do CTG Gira Mundo, Daniel Jappe, o balanço foi positivo, tanto em termos de público quanto financeiramente. A entrada custou R$ 10,00, e os visitantes puderam acompanhar as provas campeiras e participar do baile com Igor Matheus e o grupo Sina de Gaiteiro, realizado na noite de sábado, 5.

LEIA TAMBÉM: Feira movimenta e valoriza os talentos locais do Loteamento Nova Santa Cruz

O clima também contribuiu para o sucesso da iniciativa. “Às vezes está muito calor ou chove, mas desta vez deu tudo certo. Destaco também o parque, que está muito bem conservado, o que para nós é ótimo”, afirmou Jappe. Ele elogiou as melhorias recentes no local e destacou a participação de dezenas de famílias e grupos de amigos, que acamparam e confraternizaram nos dias de evento, mesmo sem competir nas provas.

Para o próximo ano, a organização já planeja ampliar a programação com foco especial nos públicos infantil e juvenil. “Queremos repetir o que fizemos em 2022, quando recebemos mais de 8 mil crianças para provas de laço na vaca parada e apresentações artísticas”, relembrou Jappe. Naquela ocasião, as crianças – vindas de diversos municípios do Vale do Rio Pardo – receberam alimentação e premiações.

“São o presente e o futuro dos rodeios. A criança que ingressa no tradicionalismo se distancia das drogas e da criminalidade, então os CTGs precisam fazer esse acolhimento e acompanhamento.”

LEIA TAMBÉM: Desafio Azul promove a inclusão em Sinimbu

Projeto é destaque com apresentações artísticas

Além das provas campeiras, o evento também abriu espaço para ações sociais. Na tarde de domingo, 6, o grupo Heróis Farroupilhas realizou apresentações de danças típicas, como a chimarrita e o maçanico, no galpão principal do Parque de Eventos. O grupo é formado majoritariamente por crianças e adolescentes do Loteamento Beckenkamp e Bairro Dona Carlota, em Santa Cruz do Sul.

Grupo Heróis Farroupilhas mostrou danças típicas no galpão principal do parque | Foto: Inor Assmann

O projeto social foi criado em 2022 por Andrei Barboza, atualmente vereador pelo PDT, que segue acompanhando as atividades em parceria com outros profissionais da área. “Para mim, é uma sensação de dever sendo cumprido ver eles crescendo e prosseguindo no tradicionalismo”, salientou.

LEIA TAMBÉM: Cristo Protetor de Encantado coloca Estado como novo ícone nacional do turismo religioso

Segundo Barboza, o objetivo do projeto vai além da dança. “Queremos colaborar também no desenvolvimento deles enquanto pessoas e cidadãos, preparando-os para os desafios da vida adulta”, acrescentou.

O evento contou ainda com a presença do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), defensor da cultura gaúcha no Congresso Nacional. O parlamentar acompanhou as apresentações e também prestigiou as provas de laço em vaca parada realizadas pelas crianças.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Rodeio do CTG Gira Mundo tem provas e ação social appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.