“Declínio chega ao fim”, diz Trump em seu discurso de posse

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), tomou posse nesta segunda-feira, 20, e fez seu primeiro discurso de sua volta à Casa Branca. Na fala, Trump decretou o “fim do declínio” do país e disse que os EUA voltará a “uma era de ouro” após uma “crise de confiança”.

“A era de ouro dos Estados Unidos começa neste momento. Nossa soberania será restaurada. Nossa prioridade será criar uma nação que seja próspera e livre (…). Seremos uma nação rica de novo”, disse.

Trump tomou posse para um segundo mandato após vencer Kamala Harris (Democrata) nas eleições de novembro. O presidente falou, também, que irá tirar os Estados Unidos de uma época de escuridão, afirmou que saber dos desafios pela frente e lembrou o atentado sofrido durante a campanha eleitoral. “Fui salvo por Deus para tornar a América ótima novamente”, afirmou.

“A luz do sol está se derramando sobre o mundo inteiro, e os Estados Unidos têm a chance de aproveitar essa oportunidade como nunca antes, mas, primeiro, precisamos ser honestos sobre os desafios que enfrentamos. Embora sejam muitos, eles serão aniquilados por esse grande momento que o mundo está testemunhando agora nos Estados Unidos da América”.

Durante a fala, Trump confirmou que assinará ordem executiva ainda nesta segunda para declarar emergência nacional na fronteira dos EUA com o México. Ele também prometeu expulsar “todos que entrarem de forma ilegal”, mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América e classificar cartéis mexicanos como organizações terroristas.

Trump afirmou, também, que pretende retomar o canal do Panamá, que, segundo ele, foi “tomado pela China”. “Demos o canal do Panamá ao Panamá e fomos totalmente maltratados por causa desse presente que nunca deveria ter feito. O propósito do nosso acordo e o espírito do nosso tratado foram totalmente violados”, afirmou.

“Os navios americanos estão a ser severamente sobrecarregados e não são tratados de forma justa, de qualquer forma ou forma, e isso inclui a Marinha dos Estados Unidos e, acima de tudo, a China está operando o Canal do Panamá. E não demos para a China. Demos-o ao Panamá e vamos retirá-lo”, continuou.

Outro ponto citado pelo presidente foi a imprensa. Ele afirmou que vai “restaurar a liberdade de imprensa” no país. Além disso, prometeu reintegrar funcionários públicos dispensados por não apresentarem comprovantes de vacinas de Covid.

“Nunca mais o imenso poder do estado será usado como arma para perseguir oponentes políticos. Restauraremos a justiça justa, igualitária e imparcial sob o estado constitucional de direito”.

O presidente deve assinar, ainda nesta segunda-feira, 20, dezenas de ordens executivas direcionadas a políticas anti-imigração. A decisão pode afetar brasileiros que vivem nos Estados Unidos de forma ilegal.

Leia também

Retorno de Trump à Casa Branca traz incertezas para o Brasil e o governo Lula

O post “Declínio chega ao fim”, diz Trump em seu discurso de posse apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.