Bilheterias têm recorde de protagonistas mulheres em 2024, afirma estudo

ainda estou aqui fernanda torres

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Dos cem filmes com maior bilheteria nos Estados Unidos em 2024, 42% tiveram protagonistas femininas -a mesma porcentagem dos protagonizados por homens. Em 2023, em comparação, somente 28% dos filmes tinham mulheres como personagens principais.

“2024 ofereceu uma das seleções mais ricas de filmes com protagonistas femininas em tempos recentes”, afirma Martha Lauzen, autora do relatório e fundadora do Centro de Estudos de Mulheres na Televisão e Cinema da Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos.

“Essas mulheres fictícias protestaram contra relacionamentos pessoais insatisfatórios e ambientes de trabalho discriminatórios. Filmes como ‘A Substância’ reagiram fortemente contra uma cultura que considera as mulheres descartáveis”, conclui Lauzen.

Apesar disso, a pesquisa aponta etarismo na indústria de Hollywood. A porcentagem de personagens femininas com 30 anos cai de 35% a 16% para mulheres com 40 anos. Já com os homens, o número sobre de 25% a 31%.

O estudo também analisou porcentagens de falas de mais de duas mil personagens. Em 72% dos filmes de 2024 há mais personagens masculinas falantes do que feminino.

Das protagonistas mulheres de 2024, 67,3% eram brancas, enquanto 17,4% eram negras e 4,3% latinas. A pesquisa também observou a persistência de estereótipos de gênero -63% dos principais personagens retratados como líderes eram homens, enquanto 37% eram mulheres.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.