OpenAI: Musk vai retirar oferta de compra se empresa não tiver fins lucrativos

mundo elon musk spacex tesla 1713511954

Elon Musk vai retirar sua oferta de compra da pioneira da inteligência artificial OpenAI caso o conselho administrativo da empresa mantenha o modelo de organização sem fins lucrativos, indicam documentos judiciais apresentados nesta quarta-feira (12).

Segundo o Wall Street Journal, Musk fez na última segunda-feira uma oferta para comprar a criadora do ChatGPT. A proposta foi rejeitada pelo diretor-executivo da empresa, Sam Altman, que afirmou que ela não está à venda.

“Se o conselho da OpenAI, Inc. estiver disposto a preservar a missão de organização sem fins lucrativos e decidir retirar o sinal de ‘à venda’ de seus ativos freando a sua conversão, Musk vai retirar a oferta”, dizem os documentos apresentados à Justiça.

A OpenAI opera atualmente sob uma estrutura híbrida, como uma organização sem fins lucrativos com um braço que gera lucro. A mudança para um modelo com fins lucrativos, que Altman considera crucial para o desenvolvimento da empresa, havia exacerbado a tensão com Musk.

Os dois executivos integravam a equipe de 11 pessoas que fundou a OpenAI em 2015, e Musk primeiro proporcionou o financiamento inicial, de US$ 45 milhões (cerca de R$ 270 milhões). Três anos depois, ele deixou a empresa.

Os custos significativos com design, treinamento e implementação de modelos de inteligência artificial forçaram a OpenAI a buscar uma nova estrutura, que desse aos investidores uma participação no capital e proporcionasse uma gestão mais estável.

A conversão em organização com fins lucrativos requer a aprovação de autoridades da Califórnia e de Delaware.

© Agence France-Presse

Adicionar aos favoritos o Link permanente.