Onde fica Mianmar? Qual a população? Quem governa? Saiba mais sobre o país atingido por terremoto devastador


País vive sob um regime militar desde 2021 e foi colônia britânica por mais de um século. Pessoas caminham perto de destroços após um forte terremoto atingir o centro de Mianmar , em Mandalay.
Stringer/ Reuters
E
Atingido por um terremoto de magnitude 7,7 na última sexta-feira (28), Mianmar sofre com as consequências do desastre natural mais mortal de sua história.
Segundo a mídia estatal, duas pontes colapsaram e diversos edifícios foram destruídos em ao menos cinco cidades. A estimativa do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) é que o número de mortos possa superar os 10 mil.
Isolamento, destruição e guerra civil: Mianmar enfrenta obstáculos para resgatar vítimas de terremoto
Confira abaixo mais informações sobre o país devastado pelo terremoto:
Onde fica Mianmar?
Mianmar é um país localizado no Sudeste Asiático. Ele faz fronteira com Bangladesh a noroeste, a Índia a norte, a China a nordeste, o Laos e a Tailândia a leste. (veja no mapa abaixo)
O país tem uma área de aproximadamente 676.578 km² – pouco mais de 8% o tamanho do Brasil – e é o maior do Sudeste Asiático continental.

Qual a capital de Mianmar?
A capital do país é Naypyidaw e foi instaurada em 2005 para substituir Yangon como o centro administrativo. Yangon é a maior cidade do país em termos de área urbana e centro econômico.
A cidade fica localizada no centro-sul do país e, apesar de ser a capital, tem um baixo número de habitantes e é conhecida como “cidade fantasma”.
Qual a base da economia de Mianmar?
A base da economia de Mianmar é a agricultura. O arroz é o produto mais cultivado em Mianmar.
Além do arroz, as plantações de milho cana-de-açúcar e algodão também são importantes para a economia do país, de acordo com a ONU.
Qual é o tamanho da população de Mianmar?
Segundo dados de 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU), a população de Mianmar é de 54 milhões habitantes, sendo o 26º país mais populoso do mundo — para se ter uma comparação, o Brasil tem 211 milhões de habitantes, e é o 7º país mais populoso.
A maioria da população é composta por birmaneses, que representam cerca de 70% dos habitantes, seguidos por outras etnias como os shan e karen.
40% da população vive abaixo da linha da pobreza, segundo o Banco Mundial. No Brasil, esse percentual está em 27%, de acordo com o IBGE, menor nível desde 2014.
O país se chama Birmânia ou Mianmar?
O nome oficial do país é Mianmar. Durante o período colonial, o país se chamava Birmânia – apesar de, em birmanês, o nome ter sido sempre Mianmar.
A mudança foi oficializada em 1989 e teve como principais objetivos afastar o país do passado colonial e reconhecer a diversidade étnica de Mianmar.
Quem governa Mianmar?
Atualmente, Mianmar é governado por uma junta militar liderada pelo general Min Aung Hlaing, que assumiu o poder após um golpe em 2021.
O golpe interrompeu o primeiro período de democracia que o país viveu desde que se tornou independente da Grã-Bretanha em 1948.
Daquele ano até 1962, o país foi comandado por um governo civil, mas sem eleições. A partir de 1962, viveu sob diferentes regimes militares até 2015, quando Liga Nacional pela Democracia (NLD), liderada por Aung San Suu Kyi, venceu as eleições gerais. Em 2021, ela foi deposta pelo o golpe militar.
A última eleição no país foi realizada em novembro de 2020, quando o principal partido civil, a Liga Nacional pela Democracia (NDL, na sigla em inglês), venceu 83% dos cargos em disputa. Os militares se recusaram a aceitar esse resultado, alegando terem ocorrido “enormes irregularidades” e fraudes.
Essas eleições foram bastante criticadas por não permitirem a participação de minorias étnicas.
Desde o golpe militar, Mianmar enfrenta uma guerra civil, com repressão e violência espalhada por todo o país. Logo após o terremoto, o governo militar fez ataques contra a própria população.
➡️FOTOS: a destruição na Tailândia e em Mianmar após terremoto de magnitude 7,7
Veja antes e depois do tremor que atingiu Mianmar e Tailândia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.